sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BBB e o Bla Bla Bla...


Na boa, fiquei pensando nesse lance de BBB e da globo e da revolta do povo e etc etc etc...
Não entendo a surpresa das pessoas quanto a audiência desse tipo de programa.

Vivemos em um país de terceiro mundo, regado pela ilusão de que ser jogador de futebol é mais lucrativo do que um médico.

Não desmereço os treinos do primeiro exemplo, mas ele não se recuperaria sem os infindáveis estudos do segundo exemplo.

Não é de hoje que o pão e circo regem nossa sociedade, na literatura encontramos isso...

Em O diário roubado de Regine Deforges e sua eterna obsessão pelas convenções, em Pandora de Anne Rice quando Lilian conta sua odisseia até encontrar o vampiro Marius que a transformou, ela mesma viva na conhecida Atenas dominada pelos Romanos que exibiam espetáculos nas arenas enquanto os banquetes tinham locais como vomitórios para que ao fim da comida, essas pessoas se esvaziassem e assim voltassem a se regar.

Podemos também citar Fahrenheit 451 de Ray Bradbury que conta a história de uma sociedade distópica que optou por banir os livros e viver do entretenimento televisivo.

Tantos exemplos...tantas vida! A copa do mundo, o BBB, as novelas de 8 meses...o homem quer mesmo é pão e circo porque pensar em sua vida miserável causa um terror. O terror da incapacidade e não há coisa que o homem mais tema que não seja a si mesmo.

Resumindo essa missa que pode durar dias, eu sugiro que para não incentivar esse tipo de mesquinhez, não dê ibope, não tenha nojo da globo e afins porque eles vivem disso e são alimentados por você.

Com essa inversão de valores em que a política é piada e futilidades regem o páis fica difícil...

Quando uma bola no pé estiver no seu devido lugar que é o do entretenimento e os livros na estantes forem mais importantes do que quantas bocas você já beijou no colegial, aí sim não vai ser “deselegante” falar de política e religião enquanto desfiar um rosário de acefalites descabidas e inúteis é cool...

Aí sim estaremos próximos da idealizada Polis berço da filosofia...e aí BBB nenhum vai sobreviver a nosso imenso descaso com ele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário