terça-feira, 5 de julho de 2011

Uma situação. Várias hipóteses

Cara, as pessoas REALMENTE me fazem rir...

Estava zapeando na Net (se vocês repararem nos meus posts eu sempre estou zapeando na TV, lojas, Net...sou indecisa por excelência) quando vi 10 motivos para odiar a saga crepúsculo...achei engraçado um título assim, como assim 10 motivos para odiar? Quem era alguém para me fazer odiar qualquer coisa que seja? Se ele dissesse “10 motivos que crepúsculo não é uma boa saga” ou “10 motivos para duvidar da saga...” tudo bem mais “odiar”? sem problema, adoro uma polêmica lá fui eu ler os 10 ditos motivos...
(se você quiser sabê-los não gosto de tirar o credito de ninguém então vá lá lê-lo clicando aqui)
Sinceramente? Achei os 10 motivos tão fraquinhos, pois eles colocavam em questão coisas pessoais dos atores o que não achei legal, pois o foco era a saga em si, filmes e livros e não a vida pessoal dos atores... Assim, resolvi criar eu mesma: 10 motivos para você questionar a saga e em contrapartida, como sou uma pessoa versátil, 10 motivos para você acreditar na saga!


10 Motivos para você questionar a saga de Bella Swan


1. Vampiros são maus! Esse negócio de comer coelhinho, viadinho e leãozinho num dá! A graça do vampiro é exatamente a maldade tão parecida com a humanidade, o vampiro é parecido conosco por sua crueldade e não por sua bondade! Fazer um filme com um vampiro muito bonzinho fica caricato, seria o mesmo que fazer um filme sobre o Fred Gruger onde ele se arrependesse de torturar nossos sonhos e começasse a aparecer só nos sonhos bons... Achou graça? Pois é, cada personagem no seu imaginário...

2. Stephenie Meyer não escreve tão bem assim... Calma eu explico! Eu concordo em gênero, numero e grau que um bom livro é aquele que consegue alcançar todos os públicos. Trocando em miúdos, tanto um graduado quanto um alfabetizado consegue ler, a questão está que um livro muito fácil de ler não nos acrescenta em nada... É jogar Mario Bros na primeira fase por um ano inteiro! A gente não aprende novos macetes pra passar de fase e nem consegue ensinar nada pros amigos e o livro é a mesma coisa, ele tem que nos mostrar novos mundos, novas culturas e isso falta muito na Stephenie... Ela está muito presa aos personagens, precisa conhecer a Itália pra falar dos Volturi, conhecer as florestas para fugir de termos como “verde e mole”, ou seja, nos transportar para novos lugares como é a função de um bom livro.

3. Os personagens sofrem muito. Os dramas acrescentam em nossa vida só que é preciso fugir do drama mexicano em que a mocinha se fod...! a trama inteira e no fim se dá bem, isso é óbvio e um livro, filme etc. não pode ser óbvio! Eu já tenho coisas demais obvias na minha vida pra sair de casa procurando um filme ou livro e cair na mesmice... Todos têm suas cruzes e vitórias e é preciso trabalhá-las, num livro em que grande parte do público é adolescente isso chega a ser perigoso, pois nessa fase estamos formando nosso caráter.

4. Algumas partes da história não estão bem amarradas. Temos a responsabilidade ao escrever de ter coesão e coerência igualzinho nossas professoras ensinaram na aula de redação... Inclusive na composição dos personagens! Se a Alice era telepata, porque ela não viu Jasper atacar Bella? Isso é um exemplo de um buraco na história, um personagem mau trabalhado.. Entendeu? Quem disse que escrever é fácil? Se fosse assim, qualquer funk por aí era música e haveria mais músicos que intérpretes...

5. Alguns personagens são muito idealizados. Isso torna a história previsível e chata. Sabe quando vamos assistir a um filme de mistério e a história começa calma e tranqüila pensamos “bem que podia continuar assim né? Porque eles foram fazer/falar/abrir/pegar/ouvir tal coisa?” e a resposta é: porque senão não iríamos assistir! O mesmo vale para personagens muito perfeitinhos... Tudo bem que são seres mágicos e imortais mais voltamos para aquele papinho de que o que nos atrai nestes personagens são as semelhanças com as fraquezas humanas.

6. Clichês enjoam a gente. Muito amorzinho, benzinho e “você é minha vida” causam náuseas e isso é porque a-d-o-r-o um romance, imagina então aquele menino que você tá a fim e é chegado numa ação nas telinhas? A gente não gosta de homem muito bonzinho não, a gente gosta é daquele que ignora, não liga quando fala que vai ligar, mas nos surpreende com uma camiseta e um ingresso do show que estávamos super a fim de ir ao invés das manjadas flores que iriam parar no lixo amanhã... Romance é legal, porém a vida pode ser mais do que falas decoradas e situações manjadas.

7. Definitivamente você não queria ser Isabella Swan. Porque não? Você realmente trocaria sua independência, seus amigos, família, escola, profissão e vida para ficar SÓ com uma pessoa? Se a sua resposta foi sim, pergunto diferente: o que você diria a uma amiga assim? Ah.. Agora a história mudou, certo? A gente quer encontrar alguém mesmo sendo velho, novo, burro ou mal humorado só que se perdemos nossa identidade, o que restará para o outro amar? Bella só teme que Edward a deixe porque ela pára de se gostar e começa a colocá-lo no centro do universo... Quando ele vai embora e ela conhece outras coisas que a história fica interessante entende? A gente não pode ser SEMPRE o centro dos problemas, dos sofrimentos e lamúrias, podemos aprender com os erros alheios...

8. Falta pimenta nessa birosca. Calma de novo! Eu sei, sei, sei... Aquele papo de representatividade em que desde um a criança até um adulto pode ler, mas o romancinho deles é doce demais! O vampiro tem uma natureza mais predadora e é exatamente isso que Edward perde, ele perde um pouco da identidade do vampiro. Talvez a autora pudesse ter explorado isso em outro aspecto, ela nos achou sensíveis demais, nos poupou muito de ação... Calma Step... Não somos Bella, nós agüentamos!

9. Definitivamente você não queria um Edward Cullen em sua vida... Queria? Eu sou louca? Tá bom, então imagina você a eternidade inteira com um cara que comporá canções de pianos pra você, cantará pra você dormir, achará seu cabelo “monte de feno” lindo.. Perfeito até aí certo? Nunca te dará “aquela” pegada depois do cinema com medo de te machucar, ele nunca dirá: vai sair com eeessa saia? Nunca! Pois ele não quer te pressionar, nunca brigará já que ou você tem sempre razão ou ele já decidiu o que é melhor para você, nunca comprará aquele filme novo, pois antes terá de assisti-lo para decorar as falas para repetir na sua orelha durante o filme, colocará no mute todas as cenas de susto dos filmes para não abalar sua sensibilidade e dificilmente tomará um banho de chuva com você, pois temerá por sua vida humana e sensível... De novo repito: chapeuzinho gosta mesmo é do lobo mau. Queremos cavalheiros em nossa vida, mas gostamos de nos surpreender e principalmente gostamos daquela briguinha que faz a reconciliação ser muito melhor.

10. Essa é a principal: vampiros têm suas próprias lendas que o caracterizam e quando a tiramos quebramos parte do encanto, as fraquezas de cada lenda compõem o nosso imaginário, eu entendo que a Step queria tornar os vampiros mais próximos de nós, mas ela os ridicularizou ao enfiá-los em escolas para aprender por 90 anos as mesmas coisas ou faze-los andar no sol... Faltou um pouco de criatividade para driblar esses “obstáculos” sem domesticar os pobres vampiros...





10 Motivos para você acreditar na saga



1. As histórias de amor são histórias de amor. Comoéqueé? Se você me achou louca por começar minha defesa com esse argumento eu retifico a tempo: tem coisas nas histórias de amor que precisam estar lá para ser assim: como diria Fernando Pessoa “todas as cartas de amor são ridículas” e é isso mesmo! Seu namoro só é namoro mesmo, quando podemos colocar apelidinhos no nosso bem querer, e dar risadinha com os bilhetinhos trocados e a saga tem muito isso. O amor de Bella e Edward é aquilo que a gente quer ver num romance: nhenhenhe e melação.

2. Gostamos de ideais. A gente pode até não agüentar um cara que chora toda vez que pega nossa mão ou escreve uma poesia até do jeito que palitamos o dente (nunca fazemos isso!), mas mesmo assim não cansamos de dizer que não existem homens românticos... Edward Cullen é um ideal de cavalheirismo atenção e magnetismo. Ele é aquele primeiro cara que gostamos na adolescência e sem saber ao menos o nome dele imaginávamos que ele era perfeito, educado, carinhoso... Quem não iria querer uma vezinha sequer um cara que nos pegasse da escola e ficasse só ouvindo “e com interesse” tudo o que gostamos, fazemos e pensamos? É tudo de bom!

3. Dinheiro não é nada mau. E daí que gostamos do Volvo prata de Edward? De seu piano e seus presentes? Se Bella não quer dá licença, pra mim amor? Não precisava... Não somos interesseiras, mas que o dinheiro ajuda nuns passeios mais legais isso ajuda, um cara que não vai torcer o nariz por você querer um tobletone no cinema ao invés da caixa de bis que ele escondeu na mochila que comprou no mercado com o vale alimentação da mãe... Sonhar com comodidade nunca é demais, diga o homem que nunca desejou parar de se torcer como um contorcionista o volante do seu poisé para ter uma direção hidráulica...

4. Todos têm um pecado pessoal. Atire a primeira pedra aquele que não tem uma musica secreta: aquela que temos vergonha de confessar até para a melhor amiga, mas que mexem nossos pés por baixo da mesa... Esse filme é a mesma coisa! Sabemos de todos os contras, das falhas, mas mesmo assim não conseguimos resistir. É começar o chaves 17h30min e a gente correr para assistir pela milésima vez aquele episódio e rir a beça..é aquela roupa que fica péssima na gente mas adoramos e vestimos sozinha em casa sem ninguém ver, aquele menino medonho que você amava de paixão... Todos temos nossas breguices pessoais inconfessáveis!

5. A Stephenie Meyer conseguiu fazer um livro que a gente consegue devorar. Não cruzei com ninguém ainda que tenha livro o livro com mais de 15 dias, a história nos envolve!A gente se identifica com muita coisa dos personagens. Alguns temperamentos batem com os nossos e a gente acaba criando um vínculo... Nem mesmo o Zé do Caixão que detonou a saga ainda falou que havia gostado dos lobos então meu bem, seja o briguento Emment, a metida Rosálie ou a espevitada Alice... Se ache no mundo de Forks!

6. Vampiros, lendas e imaginário são exatamente isso: imaginário. Então imaginário é o que a gente quiser! Quando eu era solteira eu queria um cara de ficasse bem de samba canção e havaianas... Serio! É o meu segredo brega e esse era meu ideal de homem (entre outras características) e cada um tem o seu... Se você quer um vampiro que cante para você dormir, não queira só sexo e brilhe no sol o que qualquer um tem a ver com isso?

7. Fez sucesso então não é um “nada” como muita gente quer fazer-nos acreditar. A equação é simples: vende porque tem público e por isso tem mais dinheiro pra publicidade, propaga e pronto! Receitinha básica para engordar bolso de escritora e fazer adolescentes comprar até o caderno de anotações da diretora (a primeira diretora lançou seu caderno que conta como foi produzir o primeiro filme) então quem não pode acompanhar sebo ou lançamentos fora e aqui acaba sabendo do que tem mais divulgação... Mas não se engane: a revista da mulher melancia vendeu meio milhão de exemplares e eu não diria que por isso ela merece a academia brasileira de letras...

8. Dificilmente romances vão para o Oscar... Por quê? Porque são previsíveis! E alguém deixa de assistir? Não! Os filmes brasileiros não ganham estatuetas, mas nem por isso deixo de acreditar que “o auto da compadecida” é um dos melhores filmes de comédia que assisti... Tenho um amigo fã demais do Zé do Caixão e eu já acho muito forte, prefiro Entrevista com o vampiro... Se alguém discordar, tudo bem! Esse oitavo motivo tem o objetivo de dizer com todas as letras: cada um gosta do que quiser! E isso é ótimo por que transforma a nossa rodinha de fofocas muito mais diversificada.

9. Nem por isso deixo de ler outras coisas. Não gosto de ser taxada de roqueira ou boemia. Não gosto de ser taxada de ler só terror ou só suspirar com filme de romance.. Tenho meus gostos é claro, mas gosto de experimentar outras coisas... Um amigo “best” me mostrou uma banda chamada “She wants Revenge” e eu adorei! Um outro amicíssimo e emprestou os livros de terror do André Vianco e eu fiquei vidrada na saga então eu gosto de ler muito, ouvir muita coisa diferente e assistir outras coisas assim posso comparar e escolher meu preferido para cada ocasião... Nunca diria que Crepúsculo é melhor que Entrevista com o vampiro, por exemplo, mas mesmo assim ele tem seu mérito e um lugar na minha estante (que Anne seja uma dama e dê uma licencinha pra Step sentar a seu lado...).

10. Esse é o melhor motivo em minha humilde opinião... Qualquer coisa vale a pena para ver fortões bronzeados sem camisa correndo e emanando testosterona... Se um homem assiste 120 min. de Velozes e Furiosos 8 – detonando em Butão só pra ver carros em movimento, porque não posso suspirar um pouquinho? Jacob! Espera aí, vou com você!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário