quinta-feira, 1 de julho de 2010

Letras aí vou eu!

“... Sim Senhor, tudo o que queira, mas são as palavras as que cantam, as que sobem e baixam ... Prosterno-me diante delas... Amo-as, uno-me a elas, persigo-as, mordo-as, derreto-as ... Amo tanto as palavras ...”

Pablo Neruda

Eu amo ler. Acho importante começar meu relato com esta informação.

Eu sempre gostei de ler e quando digo “sempre” é algo quase que como verdade absoluta. Eu já gostava das letras mesmo quando não sabia ler, adorava folhear livros inventar equações das letras que mais achava bonitas (pois é, infelizmente a matemática veio antes :-/ )

Aí eu aprendi a ler. Festa. Lia tudo que via pela frente. Tudinho da silva registrado em cartório! Era quase um distúrbio. Toc. E na minha adolescência meu pai dizia “lá vai a menina que leu mais livros no mundo”.

Mas eu era uma inútil, li muita coisa porcaria. Perdi meu tempo com pouca bosta, mas confesso que também ganhei, estudava ao lado de uma biblioteca e era resgatada de lá pela minha mãe que ás 16hs já estava mandando resgate para a “desaparecida”.

No fim das contas o saldo foi positivo porque li muito romance daqueles bregas e estereotipados mas também li coisa boa... li poesia, crônica, ensaio, romance, história, fabula, teoria, e filosofia. Li Jacques Prévert, Stephen Meyer, Stephen King, Raymond Smullyan, Malba Tahan Pablo Neruda, Shakespeare, Márcia krupstas, J.K. Rowlling, Paulo Coelho, Monica Buonfiglio, Luis F. Veríssimo, Fernando Bonassi, Anne Rice e por aí vai... Se for escrever tudo o que li ficarei eternamente falando! Pra resumir: Li pra Caralh...!

Sou “de fase” tal como uma mulher hoje em dia deve ser. Adoro romance, adulto, água com açúcar, mas também gosto de terror, coisa pop, mangá, antologia poética, ópera, aventura... Depende do humor...

Eu precisava escrever toda essa baboseira para que você entendesse corajoso leitor destas linhas, porque raios os meus olhos se encheram de lágrimas no momento que entrei na sala do curso de letras.

Não sou uma velha caquética, mas também não estou cheirando aos bancos escolares do ensino médio, eu já havia começado e parado de estudar algumas coisas... Umas que me deixaram saudade, outras não e coisas irrelevantes e foi justamente quando eu aceitei o que sempre quis que foi estudar letras, eu comecei a me entender bem melhor.

Eu não sirvo pra nada. Eu sou distraída, desorganizada, não sou pontual e definitivamente não sou empreendedora! Então como é que eu ia ter profissão com aptidões assim? ***medo.

Voltando a sala de aula (viajei nessa) eu realmente quis chorar nesse dia. Eu sei, é patético e definitivamente prometi a mim mesma calar essa maldita boca e deixar o resto do mundo falar (missão inútil e impossível) foi mágico, foi maravilhoso não tem preço.

A minha sala é basicamente composta de adultos. Temos um ou outro que saiu a menos de três anos do ensino médio (eu que sai a mais tempo que isso, considero 3 anos novinha em folha), mas grande parte é chefe de família já, seja mãe, pai ou morador só... Temos poucos meninos em sala como sempre e são bons meninos (ou não! rs) e quase todo o tempo são divertidíssimos seja voluntário ou involuntário. Já que falamos de meninos posso classificá-los como os fofos e os que me dão medo (!)

As meninas são como em todo grupo com mais de 10... Algumas realmente gentis e lindas ao seu jeito, outras metidas à besta, outras tímidas e as da minha laia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário