quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pirâmide alim...ops, literária

O assunto do momento literário é... A cabana.
Porque A cabana é emocionante, porque A cabana é ousada, porque A cabana isso, porque A cabana aquilo, porque A cabana o diabo a quatro...
Tentei ler e não consegui... E olha que meu currículo de livros ruins que amo é extenso...
Auto-ajuda pra mim não desce. Já li alguns que são como dieta do Shake: Na hora que você toma ele sacia, mas em pouquíssimo tempo você está com fome novamente. Ele não alimenta, só engana a fome e muitas vezes te faz comer mais.
A verdadeira fome te exige mais, exige substância, tem que matar sua fome de forma que você enriqueça e não só engorde... Deve ser por isso que quando alguém escreve um monte de abobrinha a gente diz que a pessoa esta "enchendo lingüiça", aliás, abobrinha neste caso é injustiçada porque ela faz muito bem!
Como seria se esses livros estivessem na pirâmide alimentar?


Livro gordura trans
Esse faz mal e engorda, mas é tão gostoso... de ler! Pra mim aqui ficam os livros de auto-ajuda. Sabe aquele pacote de salgadinho que diz ser assado e ter vitamina SPO da qual você nunca ouviu falar e depois você vira o pacote para a tabela nutricional e vê que ele tem sódio suficiente para reter líquido de todo o oceano pacifico? Pois é, auto ajuda é assim: parece que faz bem, mas no fim a vantagem não compensa. Vou resumir como enxergo isso de uma forma educada: quem aquele cara é para achar que a trilha dele serve pra ti? Ninguém consegue ser equilibrado, apaixonado, ousado, organizado, fugir da rotina, ser magro, bom amante, cozinhar bem e ter preocupação com o meio ambiente tudo ao mesmo tempo!





Meu pecado pessoal: O livro da bruxa do Roberto Lemos...estava numa fase esotérica (todo mundo passa por elas) quando fui recomendada deste livro e corri pensando eu ia ler várias dicas do ocultismo...ledo engano, a bruxa da história guia um homem para as várias possibilidades da vida e achei divertido do livro a imagem da capa que é a alusão para as diversas interpretações que podemos ter de um fato...despretensioso.




Livros açúcares
Esse pode fazer bem, mas tem de ir com calma... Melhora o humor só que pode te deixar com carência
de outras coisas. Romance gente! Livro de romance é meu pecado particular... Faz a gente se sentir tão bem apesar de ser passageiro... É uma ilusão achar que se pode levar a sério, porém, bem medido faz bem... mas atenção. Como todo açúcar tem o bom que dá aquela energia e o industrializado que é aquele romance já previsível, já que vai se esbaldar no amor alheio, tente pelo menos algo mais novo.

Meu pecado pessoal: Don Juan De Marco do Jean Blake White...infinitamente melhor que o livro traz filosofias que todo corno romântico já teve como questionar a existência do amor...e chega que já vomitei um arco-íris com chuva de jujubas!


Livro proteína
Tem a função construtora, produzem dentro do organismo aquilo que nossas células não produzem mais precisam.
Livros construtores acrescentam ao nosso conhecimento e habituam nossa mente a pensar, trabalhar, analisar, criticar. Penso que o que precisamos mas não produzimos por si só é a visão politica. Mesmo que não goste, precisamos ter critica para avaliar nosso convívio dentro de um meio. Você precisa sim ter uma posição sobre problemas sociais porque agua você bebe, respirar você respira e pagar impostos você paga então, essa complexidade humana serve pra que para ti? Vai esperar o mundo acabar sentado?
Meu pecado pessoal: A revolução dos Bichos do George Orwell... política, ficção e uma puta semelhança com perfis de nossa sociedade...proteína animal pra dentro já.




Livros de fibra
Fazem bem, nem sempre são comuns na nossa "dieta", mas tem a função de ajudar na digestão. Pode
mos identificar os livros fibras como autores críticos que nos fazem digerir questões de nossa existência., eles escreveram hoje ao há muito tempo. Não importa. Você tem a sensação de que ele é seu vizinho tamanho contato com problemas atuais. Meu pecado particular: O príncipe de Maquiavel (e não O pequeno príncipe) é um típico exemplo de como certas coisas não mudam e te dá a proporção de como determinadas questões sociais surgiram.




Livros carboidratos
Tem a função de trazer a energia e construir massa muscular, mas diferente dos açúcares, é algo mais durável, são os romances mais elaborados com a função histórica que retratam épocas e costumes... veja bem, podemos aliar aqui algo legal mas fundamentado...isso é importante pro organismo...leitura preparada que te deixa fortinho, com a escrita e oratória mais desenvolvida...
Meu pecado particular: Dom casmurro do Machado Assis é romance, é sociedade machista do sec XIX, e vai te fazer a mesma pergunta sem resposta há mais de 100 anos...Capitu é inocente?

Livros ervilha em lata


Não, eu não enlouqueci...aqui esta a categoria dos alimentos que você odeia...o meu caso: ervilha em lata. As vezes nesse grupo alimentar-literário, o problema não é o autor, mais uma obra isolada que você odiou, ou uma experiência ruim com uma literatura e ela ficou engasgada...se uma leitura te causa inquizila, cobreiro, nó nas tripas e dormência em uma banda do corpo...essa é sua leitura ervilha em lata!
Meu pecado particular: FERNÃO CAPELO GAIVOTA. Já li outras coisas do Richard Bach. auto ajuda eu considero nocivo, tipo comida bizarra e perigosa mas esse acima me entoja, mas, se você curte uma ervilhinha, eis a sinopse: Fernão quer fugir do ninho e alcançar novos voos. Lindo não? mas... O ninho e os novos voos não são licenças poéticas, ele vive mesmo num ninho e voa mesmo. Não entendeu? Esse filha da puta não tem "gaivota" no sobrenome por acaso, ele É uma gaivota! Nem ouse comparar esse "quem mexeu no meu queijo versão passarinho" com o clássico do George Orwell que te furo os olhos!

Então, construam sua própria dieta com parcimônia dosando bem os elementos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário